Procurador-Chefe do MPT-SE conhece instalações do ITPS

Escrito por ASCOM em .

Durante visita, ele verificou a aplicação dos recursos de multas e indenizações trabalhistas na unidade

O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Márcio Amazonas, visitou nesta quinta-feira (8) a sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), em Aracaju. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do Instituto, Kaká Andrade. A instituição, que completou 100 anos, é referência em análises e pesquisas e tem ampliado as ações no estado.

O diretor-presidente do ITPS falou sobre as atribuições do Instituto, os laboratórios e pesquisas realizadas sobre a qualidade da água, do solo e alimentos. Durante o encontro, o Procurador-Chefe do MPT-SE conheceu as instalações da unidade, no bairro São José, e visitou o Laboratório de Química Orgânica, onde são realizadas análises da presença de agrotóxicos em alimentos, com o auxílio de um equipamento adquirido com recursos de indenizações trabalhistas. “Os órgãos de proteção trabalhista precisam devolver à sociedade uma reparação pelos graves ilícitos cometidos pelas empresas, e isso pode se dar por meio de ações, execução de programas que beneficiam a população local. A nossa intenção é conhecer institutos dessa natureza, ver as instalações, como tudo funciona e constatar que as verbas decorrentes de ações trabalhistas estão sendo bem aplicadas”, destacou o Procurador Márcio Amazonas.

Visita ao ITPS
Visita ao ITPS

O diretor-presidente do ITPS agradeceu a visita e destacou a importância da parceria entre as instituições. “O MPT atua na proteção ao trabalhador e sabemos que é através da parceria entre os órgãos que vamos conseguir devolver à sociedade, principal destinatária dos recursos públicos, a segurança necessária ao consumir um alimento; ao trabalhador rural, principal agente contaminado por agrotóxicos, as informações necessárias para que isso não aconteça”, explicou Kaká Andrade.

Visita - ITPS
Visita - ITPS

Também participaram da visita a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, a gerente de Projetos e Convênios, Ana Carolina Cardoso, o diretor Administrativo e Financeiro, Luiz Mário, e o assessor-geral de Planejamento, Itamar Sandes. Uma nova reunião deve ocorrer no mês de março, para a assinatura de um Termo de Cooperação entre as instituições.


Imprimir