Campanha Abril Verde 2024 é lançada em Sergipe

Escrito por ASCOM em .

Na noite de 1º de abril foi lançada oficialmente a campanha Abril Verde do ano de 2024 em Sergipe. A ação aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) e teve como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a prevenção de doenças e acidentes no ambiente de trabalho. O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin20), com o apoio do TRT da 20ª Região (TRT/SE), por meio do Programa Regional de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Trabalho Seguro), que tem como gestora regional e nacional da Região Nordeste, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, também coordenadora do Getrin-20.

Em alusão ao Abril Verde, durante o mês de abril, vários prédios de órgãos públicos e instituições do Estado de Sergipe terão suas fachadas iluminadas com a cor verde.

Na abertura, a gestora regional e nacional do PTS, Vilma Amorim, informou que dentro da programação anual do Getrin-20, estão as ações do mês de abril, relacionadas à Campanha Abril Verde, com objetivo de conscientizar a sociedade, especialmente empregados(as) e empregadores(as), sobre a importância de se promover ambientes de trabalho mais seguros e mais saudáveis.

Vice-Presidente do TRT-20 Desembargadora Vilma Machado Amorim
Vice-Presidente do TRT-20 Desembargadora Vilma Machado Amorim

“Essa campanha também é um alerta para a falta de notificação. Em Sergipe, por exemplo, temos em 2022, cerca de 1900 casos de acidentes notificados e 9 mortes, um número alto, e ainda existem muitos casos que não foram notificados. Não se combate acidente de trabalho e doença ocupacional sem prevenção. É preciso massificar a necessidade da prevenção, do uso de equipamentos de segurança, não somente individuais, mas também coletivos; não somente acidentes físicos de trabalho, mas também a questão mental e psicológica do trabalhador. A Pandemia revelou altos índices de trabalhadores com doenças mentais e transtornos. As Comissão Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) devem estar preparadas para cuidar da prevenção de acidentes e doenças mentais no ambiente de trabalho”, pontuou a desembargadora Vilma Amorim.

Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas
Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas

Em sua fala, o procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, proclamou que é necessário criar a cultura da prevenção e da notificação de acidente de trabalho e doenças ocupacionais. “Ainda somos imprudentes em proteger a vida humana, a vida dos trabalhadores que passam por exaustão pela produtividade. Temos que tratar com seriedade o meio ambiente do trabalho no Brasil, especialmente aqui em Sergipe, que possui dados alarmantes em relação ao adoecimento e acidentalidade do trabalho. Os nossos órgãos públicos têm muito a percorrer para diminuir os números, estamos falando de um estado pequeno geograficamente, mas para isso é preciso uma consciência coletiva e criação da cultura da prevenção e da notificação. Não é ir de encontro à empresa. É fazer o papel de cidadão, fazer cumprir a lei para dar ciência de que o fato aconteceu. Se você é omisso à situação, você é cúmplice para o próximo acidente que ocorre em seu ambiente de trabalho”, considerou.

Solenidade aconteceu no MPT-SE
Solenidade aconteceu no MPT-SE

Compuseram a mesa do evento, além dos representantes do MPT-SE e do TRT/SE, os seguintes membros do Getrin-20: José Cláudio Silva Barreto, superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SE); Milka Leite, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE); Igor Coelho, coordenador-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Sergipe; Yara Verônica Couto, do Cerest Anísio Dário, Regional de Aracaju e coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador, e Cátia Justo, professora doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição convidada. Integraram também a mesa de honra o juiz Carlos João de Góis Júnior, representando a Associação dos Magistrados do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), e Lázaro Augusto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Sergipe (Sintepav/SE).

Estiveram presentes no lançamento da campanha Abril Verde de 2024, trabalhadores(as) representantes de instituições públicas e privadas, sindicatos, federações e da Central Única do Trabalhador.

O Getrin-20 é composto pelas seguintes instituições: TRT da 20ª Região (TRT/SE); Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE); Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Serviço Social da Indústria (SESI); Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE); Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF); Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe (OAB/SE) e Advocacia Geral da União (AGU).

*Fonte: Ascom/TRT-20

Cor verde ilumina sede do MPT-SE
Cor verde ilumina sede do MPT-SE

Imprimir