PRÉDIOS PÚBLICOS SÃO ILUMINADOS EM ALUSÃO AO ABRIL VERDE

Escrito por .

Campanha publicitária foi lançada para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Morte, amputações, lesões físicas e/ou mentais permanentes ou temporárias, redução parcial ou total da capacidade para o trabalho, interrupção de toda uma vida produtiva, desestruturação da família, orfandade dos filhos, são algumas consequências dos acidentes de trabalho. Para ampliar as ações de conscientização e chamar a atenção da sociedade sobre os prejuízos do acidente de trabalho, diversos prédios públicos estão sendo iluminados com a cor verde, dentre eles: o Museu da Gente Sergipana, a sede da OAB Sergipe, do MPT-SE, do Senai e o Centro Administrativo de Saúde. Outros órgãos também foram convidados a aderir à campanha Abril Verde.

Segundo o procurador do Trabalho, Albérico Luis Batista Neves, acidente do trabalho é o evento que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, vitimando o empregado, trabalhador avulso ou segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

Além da iluminação dos prédios públicos, o Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançaram uma campanha, de âmbito nacional, com o tema “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”. Em Sergipe, a campanha está sendo divulgada em diferentes mídias.

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe, o Serviço Social da Indústria, a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Banese também promovem ações de conscientização e são parceiros do Ministério Público do Trabalho em Sergipe.

Abril verde

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28 de abril: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Dados de acidentes no trabalho

De 2012 até março de 2019, o Brasil gastou mais de R$ 80,2 bilhões com benefícios acidentários pagos pela Previdência Social. No período, foram cerca de 368 milhões de dias de trabalho perdidos por afastamentos decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos, no país, com uma vítima fatal a cada 3 horas. De janeiro de 2018 até 29 de março de 2019, foram mais de 802 mil acidentes de trabalho registrados, resultando em pelo menos 2.995 mortes. Em Sergipe, 1 morte em acidente de trabalho é estimada a cada 21 dias. Foram cerca de 16 mil registros de acidentes de trabalho nos últimos seis anos.

Imprimir