ATO PÚBLICO EM DEFESA AO DIREITO DO TRABALHADOR É REALIZADO NO CENTRO DE ARACAJU

Escrito por ASCOM em .

Exposição fotográfica, panfletagem e apresentação teatral marcaram o Ato Público realizado na última sexta-feira, 26, no Centro de Aracaju-SE. O evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil e Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de prevenção e marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril.

A exposição fotográfica “Trabalhadores”, produzida pelo MPT, retrata trabalhadores de atividades econômicas com grande incidência de acidentes e doenças ocupacionais, como construção civil e agropecuária. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

Após as falas dos representantes das instituições, os participantes do ato se deslocaram para o Calçadão da João Pessoa, distribuíram camisas da campanha Abril Verde e revistas do MPT em Quadrinhos. O material gráfico trata sobre o direito trabalhista de forma lúdica e intuitiva.

Durante o percurso houve ainda apresentação teatral realizada pela Companhia das Artes Tetê Nahas que encenou situações em que os trabalhadores estavam expostos a riscos de acidentes no trabalho e chamando atenção para a atuação dos órgãos de fiscalização. A linguagem do esquete teatral foi regional, informativa e lúdica.

No mês de abril, o MPT-SE realizou em parceria com o TRT 20, OAB, Secretaria de Estado da Saúde, Sesi, Previdência Social, MTE e AGU, uma série de ações voltadas para prevenção contra acidentes de trabalho. Prédios foram iluminados com a cor verde, palestras realizadas, assim como, a veiculação de campanha educativa nos meios de comunicação. Essas ações fazem parte da Campanha Abril Verde, que este ano teve como tema “Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.

Imprimir