MP REALIZARÁ SEMINÁRIO PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃOSEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE

Escrito por .

O procurador-chefe do MPT-SE, Emerson Albuquerque Resende, será um dos palestrantes.
 
No dia 16 de maio, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência e da Escola Superior do MP – ESMP promoverá o “VII Seminário do 18 de maio”. O evento será realizado no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do MP, das 08h às 13h. Este ano o Seminário abordará o tema: “O Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil (CRAI) como instrumento de garantia de direitos. A Importância da implantação em Sergipe. Ouvindo a rede e a sociedade.”

“O dia 18 de maio” foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O Seminário faz parte do calendário anual do MP e para discutir sua elaboração a promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência, Maria Lilian Mendes Carvalho se reuniu, no último dia 25, com o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Emerson Albuquerque Resende com vários representantes da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Durante a reunião foi proposta uma parceria MP / MPT para que sejam destinadas, pelo Ministério Público do Trabalho, verbas que serão usadas na implantação do CRAI - Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil em Sergipe

De acordo com a promotora Lilian Mendes, para uma efetiva implantação do Centro, este ano, durante o evento, serão ouvidos integrantes da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente.“A implantação do CRAI em Sergipe já é um anseio antigo e, os dados coletados sobre a violência, justifica a necessidade de um atendimento mais especializado para as crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual que será possível através do CRAI”, informou a promotora.

Ainda segundo a diretoria do CAOpia, no CRAI, as crianças e adolescentes poderão ser acompanhados por uma equipe interdisciplinar que reunirá diversas linhas de atenção em um mesmo atendimento. Durante a reunião foi discutida a possibilidade do MPT destinar verbas para implantação do Centro em Sergipe.

Inscrições para o Seminário “18 de Maio”
O público-alvo do Seminário são membros, servidores e estagiários do MP e a e sociedade em geral. Os interessados deverão fazer sua inscrição através do site da ESMP: www.esmp.mpse.mp.br de 1º até o dia 15 de maio. Faça sua inscrição e participe!

Texto produzido pela Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe

Imprimir