SETEMBRO AMARELO – WEBINÁRIO NO MP FALARÁ SOBRE “PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE TODOS, DA CRIANÇA AO IDOSO”

Escrito por ASCOM em .

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), promoverá no dia 28 de setembro, das 09h às 11h30, o Webinário “Prevenção ao suicídio em tempos de pandemia: um olhar sobre todos, da criança ao idoso”. A transmissão será feita por meio do canal do MPSE no YouTube.

O evento será voltado para membros, servidores e estagiários do MPSE e do MPT-SE, e demais interessados. O objetivo é possibilitar aos participantes conhecimento sobre a temática e estratégias de enfrentamento para este momento de crise.

O Webinário terá como palestrantes o psiquiatra pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), prof. Fellipe Matos Melo Campos; a psicóloga pelo Centro Universitário Uninassau Salvador, Nadine Ramos de Lima; a voluntária e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), Jomar Dantas Viera; e a terapeuta de família e casal pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar (InTCC) de Porto Alegre/RS, Caroline Guimarães da Silveira Campos.

Os temas abordados serão: “Comportamento Autolesivo e Suicidalidade na Infância e Adolescência” – Fellipe Campos; “Interseccionalidade e saúde mental da população LGBTI+” – Nadine Lima; “O CVV e a importância da escuta humanizada e empática” – Jomar Vieira; e “Suicídio na infância e adolescência: intervenções familiares” – Caroline Campos.

Setembro Amarelo

O Webinário é em alusão ao “Setembro Amarelo”, um movimento que acontece em todo o Brasil com intuito de chamar a atenção da população sobre o suicídio. De acordo com o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas, apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

O tema é complexo e envolve vários eixos, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense no fim da vida como solução para as dores.

*Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição.

Clique aqui e faça sua inscrição

Transmissão

Clique aqui para acessar o canal do MPSE no Youtube

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do Ministério Público de Sergipe

Imprimir