MPT-SE apoia campanha novembro azul e faz alerta

Neste mês, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) adere à campanha Novembro Azul e salienta sobre a necessidade de cuidados com a saúde masculina. A adesão tem o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata e orientar os trabalhadores sobre os fatores de riscos associados ao ambiente de trabalho e sobre os direitos trabalhistas da pessoa com câncer. Em prol da campanha, durante todo o mês a fachada do MPT-SE será iluminada com a cor azul.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por vezes, a origem deste tipo de câncer pode estar associada à exposição à agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Segundo o INCA,trabalhadores da indústria de eletrônicos e de PVC, aplicadores de agrotóxico e bombeiros estão mais expostos à doença, assim como trabalhadores que atuam em usinas nucleares, radiologia, na fabricação de vidros, na produção de borracha e no tratamento da madeira. Os casos podem ser evitados com a eliminação dos agentes cancerígenos, utilização adequada de equipamento de proteção individual, boa ventilação no ambiente de trabalho e outras medidas apontadas pelo Ministério da Saúde.

Lembrando que o trabalhador com câncer, que tem contrato de trabalho regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possui direitos assegurados pela legislação trabalhista, como o saque integral do FGTS e do PIS/PASEP, isenção do pagamento do Imposto de Renda e do IPVA, e direito ao auxílio-doença e, caso necessário, até mesmo à aposentadoria por invalidez.

Diagnóstico

Diagnosticar o câncer de próstata na fase inicial aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido, alguns sinais podem ser notados, como dificuldade ao urinar e sangue na urina. Em estágios mais avançados o paciente pode apresentar dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal. O diagnóstico pode ser feito através de exame físico e laboratorial, recomenda-se que homens a partir dos 50 anos visitem o médico regularmente.

Ascom MPT-SE

 

 

Imprimir