LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM É IMPLANTADO NA UFS APÓS DESTINAÇÃO DE MULTA PELO MPT-SE

 

 A Universidade Federal de Sergipe (UFS) inaugurou nesta quinta-feira, 27, o laboratório de prototipagem de máquinas agrícolas. O objetivo é desenvolver equipamentos para a agricultura familiar com baixo custo, fácil manuseio, que forneça segurança e preserve a ergonomia. A implantação do laboratório é fruto de uma destinação de recursos de multa pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) que tem como meta melhorar a situação do trabalhador rural e acabar com os acidentes de trabalho que vitimam anualmente diversos agricultores.

Atualmente já existem projeto em andamento para o beneficiamento da castanha, colhedora de laranja de baixo custo, classificadora de laranja, aradora de solo para plantio do inhame e casa de farinha.

Segundo o procurador do Trabalho Adroaldo Bispo, em 2012, o MPT-SE recebeu fotos enviadas por um médico que trabalhava no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) de pacientes que sofreram acidentes com máquinas forrageiras e foram atendidos por ele. Esses pacientes tiveram as mãos amputadas. Diante do alto número de atendimentos, o médico procurou o Ministério Público do Estado para que adotasse alguma providência, o processo foi encaminhado ao MPT-SE, que encontrou na parceria firmada com a UFS uma forma de tentar acabar com esse tipo de acidente de trabalho.

Para o procurador-chefe do MPT-SE, Raymundo Ribeiro, a situação encontrada nas frentes de trabalho ainda é prejudicial ao trabalhador. "Encontramos uma realidade predatória, onde a última preocupação é com o trabalhador e a segurança dele, razão pela qual a intervenção do MPT e o apoio da Universidade se fazem extremamente necessários".

De acordo com o reitor da UFS, Ângelo Antonioli, a Universidade caminha para uma mudança de paradigma, na qual os projetos científicos devem ultrapassar as fronteiras da academia e beneficiar a sociedade, como é o caso deste projeto que tem como objetivo humanizar a tecnologia e beneficiar o trabalhador sergipano.

Ascom MPT-SE

Imprimir