MPT-SE participa do I Encontro Nacional do Ministério Público, Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis
Evento aconteceu no Espírito Santo e reuniu movimentos sociais, cooperativas e representantes dos MPs
A inclusão social de catadoras e catadores de materiais recicláveis e o papel fundamental da reciclagem para o meio ambiente foram temas discutidos esta semana durante o I Encontro Nacional do Ministério Público, Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, realizado no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, no Espírito Santo.
O procurador do Trabalho e coordenador regional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap), Emerson Albuquerque Resende, que atua no Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), foi um dos palestrantes do evento que começou na última quarta-feira (27), até esta sexta-feira (29).
Na oportunidade, o procurador destacou a atuação de catadoras e catadores de resíduos sólidos em Sergipe e a estruturação do trabalho das cooperativas no estado. Durante a palestra, o procurador Emerson Albuquerque Resende mencionou os desafios enfrentados por esses trabalhadores, diante da complexidade do cenário no país, pois ainda é necessária uma maior articulação entre o poder público, os grandes geradores de resíduos e a consciência ambiental da sociedade.
Com o tema “Conexão e Transformação para um Futuro Sustentável”, a primeira edição do encontro reuniu cerca de 500 participantes de todo o país, entre representantes dos diferentes ramos do Ministério Público, movimentos sociais, cooperativas e instituições parceiras, estabelecendo um amplo espaço de diálogo sobre o protagonismo e a inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis.
*Com informações do Ministério Público do Espírito Santo