Abril Verde: Audiências e seminários marcam o dia mundial da segurança e saúde no trabalho

Os eventos, organizados por diversas instituições e entidades, têm o intuito de conscientizar os participantes sobre a importância de promover um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, e dando continuidade às ações do Programa Abril Verde, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realizará nesta quinta-feira, 27, duas audiências públicas e sediará o Seminário “Avanços e desafios na prevenção de acidentes de trabalho – o importante papel da política de atenção à saúde do trabalhador e trabalhadora”. O objetivo das audiências públicas, a serem realizadas às 8h e às 10h, é tratar da regularidade de emissão das notificações de acidente de trabalho (CAT e SINAN) no âmbito da Administração Pública Municipal e da iniciativa privada. Foram convidados Conselhos Regionais, gestores municipais do Estado de Sergipe e o Cerest- Estadual e Municipais.

Ainda, na sexta-feira, 28, o MPT participará do Seminário Uberização do trabalho: Paradoxo entre empreendedorismo e precarização”, o evento será realizado na sexta-feira, 28, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade Estácio de Sá.

Seminário “Avanços e desafios na prevenção de acidentes de trabalho – o importante papel da política de atenção à saúde do trabalhador e trabalhadora”

Organizado em parceria entre MPT-SE, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Prefeitura de Aracaju, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), o seminário ocorrerá no auditório do MPT-SE, na quinta-feira, 27, das 13h30 às 17h, abordando a importância da prevenção de acidentes de trabalho e o cuidado necessário durante o exercício laboral.

O evento é voltado para profissionais da saúde e da Vigilância à Saúde, além de representantes das classes profissionais, dos Conselhos da Saúde e dos órgãos que atuam na prevenção de acidentes. A programação inclui palestra da Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador (Reast), mesa de debates com representantes do MPT-SE, SMS, UFS e SMTT e homenagem aos 19 anos do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário.

Seminário Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Como previsto na programação, ocorrerão palestras ministradas pelo procurador do Trabalho, Márcio Amazonas, pelo técnico de Segurança do Trabalho do Cerest/SE, José Fernando dos Santos Ferreira, e pelo psicólogo do Cerest/SE, Elder Magno Freitas Santos. O evento é organizado pelo Getrin20 em parceria entre Cerest/SE, Vigilância em Saúde do Trabalhador de Sergipe (Visat), Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Secretária de Estado da Saúde (SES) e Governo do Estado de Sergipe.

O público-alvo são coordenadores da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde, referências técnicas em Saúde do Trabalhador dos municípios, representantes dos Cerest’s, trabalhadores e seus representantes sindicais.

 

Ascom MPT-SE

Imprimir