PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO É TEMA DE OFICINAS

Com o intuito de contribuir para a redução do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, aconteceram na última sexta-feira, 05, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-20), as oficinas Normas Regulamentadoras, de iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região, Getrin20.

Além das oficinas, duas conferências também fizeram parte da programação. A primeira, ministrada pela psicóloga clínica e organizacional Válbia Cristiane Cordeiro Alves, teve como tema "Um novo olhar do Trabalho Seguro". Na oportunidade, Válbia Alves explicou que, entre outros fatores, o estresse, o desânimo e a baixa estima são grandes contribuintes para um trabalho não seguro.

Num segundo momento, houve a palestra do procurador Federal e mestre em Direito Público Célio Rodrigues da Cruz. Durante a apresentação sobre "Repercussões Jurídicas, Econômicas e Sociais do Acidente de Trabalho", o conferencista citou dados registrados pela Previdência Social do país, no ano de 2012, os quais demonstram números significativos, tais como: 705.239 acidentes de trabalho, 2.731 mortes e 14.955 incapacitados permanentemente para o trabalho.

No âmbito do nordeste, Célio afirma que a Bahia é a campeã em número de acidentes de trabalho. Já Sergipe, ocupa o 9º lugar na região, perfazendo o total de 3.317 acidentes registrados em 2012. O procurador relata ainda o crescimento no quantitativo de auxílio-doença e auxílio-acidente, estando aquele relacionado a um afastamento provisório do trabalho e este ao benefício concedido após retorno ao trabalho, no caso de incapacidade parcial permanente.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin 20) é formado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Advocacia Geral da União-Procuradoria Federal em Sergipe, Ministério do Trabalho e Emprego e Instituto Nacional do Seguro Social.

Imprimir