Começa capacitação de Agentes de Saúde e Endemias em Canindé de São Francisco

Cursos são realizados em parceria com o MPT-SE

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, começaram, esta semana, um curso de capacitação no município. A iniciativa é resultado de um acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou a capacitação.

O objetivo do curso é prevenir os casos de doenças ocupacionais, através da compreensão entre as relações de “trabalho e saúde” e “trabalho e doença”. A partir daí, a expectativa é que os agentes cuidem melhor de si e da comunidade onde atuam. Em Canindé, existe um grande desafio logístico em termos de deslocamento da equipe e estrutura necessária, por isso a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Canindé e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, que cedeu espaço para realização da capacitação, estão sendo importantes apoiadores. Na abertura, o Procurador do Trabalho Adroaldo Bispo, através de um vídeo, saudou os agentes e destacou a importância do curso.

Este mesmo trabalho ocorreu no município de Lagarto, no Centro-Sul do Estado, onde cinco turmas concluíram a capacitação em setembro. Segundo a coordenadora de Educação Profissional da Funesa, Rosyanne Vasconcelos, o curso ofertado no alto sertão sergipano segue o mesmo padrão. “Essa é uma ação programática. Os roteiros metodológicos, os materiais e instrumentos que foram desenvolvidos para aplicação no município de Lagarto serão replicados em Canindé de São Francisco, respeitando possíveis peculiaridades locais que sejam identificadas”, explicou a coordenadora.

A carga horária do curso é de 60 horas, sendo 20 horas destinadas a atividades de dispersão. Até dezembro, cinco turmas serão capacitadas. A Escola de Saúde Pública (ESP/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) também atuam em parceria com o MPT-SE na realização da ação.

*Fotos: Pedro Alexandre

Imprimir