Getrin-20: Grupo de Trabalho Interinstitucional planeja ações para 2024

Os integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20) se reuniram nesta quinta-feira (8), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, para planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2024. “O Getrin é um grupo formado por diversas instituições, todas ligadas ao mundo do trabalho, e tem como objetivo a prevenção e o combate aos acidentes de trabalho. Cada um, na sua área, colabora. Nós trocamos informações e nos ajudamos mutuamente, sempre com foco no meio ambiente do trabalho seguro e saudável”, explicou a Vice-Presidente do TRT-20, a Desembargadora Vilma Amorim.

Desembargadora Vilma Amorim
Desembargadora Vilma Amorim

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) integra o Getrin-20. De acordo com o Procurador-Chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, a pluralidade é a marca dessa iniciativa. “Isso dá legitimidade às nossas ações, fazendo com que o resultado desses eventos chegue à sociedade mais elaborado, atingindo a finalidade de difundir os direitos sociais fundamentais”, destacou o Procurador.

Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas
Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas

Integram o Getrin-20 o TRT-20; o MPT-SE; Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); SESI; INSS; Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE); Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF); OAB/SE e Advocacia Geral da União (AGU).

Representantes de várias instituições participaram da reunião, em que foi discutido o calendário de ações na capital e interior sergipano. A gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cristiane Hora, acredita que a união de esforços já mostra resultados. “Eu participo do Getrin desde 2019. Quando atuamos de forma conjunta, quem ganha é o trabalhador. Aqui no estado, enfrentamos um problema crônico com as subnotificações de acidentes e essa atuação em parceria dá força às nossas ações para mudar essa realidade”, comentou.

Repelentes para marisqueiras

Uma das ações do grupo tem como foco mudar a realidade de marisqueiras do município de São Cristóvão. Muitas delas ainda utilizam o óleo diesel como repelente para insetos, uma prática que impacta, diretamente, a saúde dessas mulheres que sobrevivem da pesca artesanal. No ano passado, representantes do Getrin visitaram a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Colônia Miranda. A partir daí, em parceria com a UFS, a ideia é produzir repelentes de baixo custo para proteger as trabalhadoras dos mosquitos e mutucas, comuns em área de manguezal.

UFS vai produzir repelentes para marisqueiras
UFS vai produzir repelentes para marisqueiras

Nesta quinta-feira (8), o TRT-20, através do Programa Trabalho Seguro, fez a entrega de insumos à Universidade, para a produção dos repelentes. O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, falou sobre a importância dessa iniciativa. “A UFS tem a competência técnica para desenvolver repelentes e outras formulações farmacêuticas e, através dessa parceria com o TRT-20, além de receber o produto, a comunidade será beneficiada com trabalhos sociais. É um momento de confraternização entre as instituições, que buscam mitigar problemas trabalhistas e, ao mesmo tempo, inserir essas pessoas na atividade laboral de forma segura”, ressaltou.

Imprimir