Aprendizagem profissional: MPT-SE e Governo discutem oportunidades no Esporte e Comunicação

O futuro dos adolescentes e jovens e oportunidades de Aprendizagem Profissional foram temas discutidos em uma reunião que aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), na manhã desta segunda-feira (25). O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro recebeu o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEEM), Jorge Teles, a secretária de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), Mariana Dantas, e a secretária executiva de Comunicação Social do Estado (SECOM), Martha Mendonça, para falar sobre a Aprendizagem Desportiva e na Comunicação Social em Sergipe.

“O objetivo da audiência foi dialogar sobre a aprendizagem profissional no desporto, com formação profissional de adolescentes, a partir de 14 anos, e jovens, até 24 anos, exceto se for pessoa com deficiência, hipótese em que não há limite de idade, nas diversas modalidades desportivas, em contratos de aprendizagem, inclusive na modalidade cumprimento alternativo da cota de aprendizes, com estabelecimentos cedendo o percentual de até 10% de suas vagas de aprendizes para a aprendizagem no desporto”, explicou o Procurador Raymundo Ribeiro

A previsão legal da aprendizagem no desporto está nos artigos 429, § 1º-B, e 430, III, da CLT, mas se faz necessária uma articulação com as entidades existentes em Sergipe de prática desportiva nas diversas modalidades filiadas ao Sistema Nacional do Desporto e aos Sistemas de Desporto do Estado e do Município, pois estas podem ser formadoras na área do desporto para fins de aprendizagem profissional.

O tema já foi discutido com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju (SEJESP) e o objetivo é ampliar para o Estado. De acordo com o secretário Jorge Teles, há uma união entre as instituições para tornar a iniciativa uma realidade. “Todas as instituições envolvidas querem desburocratizar o processo, porque isso só atrasa a realização do objetivo de todos, que é levar a aprendizagem para o jovem sergipano. Queremos proporcionar uma bagagem de conhecimento que vai permitir o ingresso desses jovens no mercado de trabalho”, destacou o secretário.

A secretária Mariana Dantas acredita que a parceria com o MPT será instrumento de uma transformação cidadã. “Foi uma reunião de grande valia, pois o nosso foco envolve trabalho, formação, aprendizagem e esporte. O nosso jovem poderá fazer algo que gosta e, ao mesmo tempo, conseguir uma formação profissional, estar mais apto ao mercado de trabalho e, assim, ter uma melhor perspectiva de futuro”, comentou.

Aliados contra a desinformação

A secretária executiva da Comunicação do Estado, Martha Mendonça, também participou da reunião e falou sobre outro objetivo direcionado ao público jovem: o combate à desinformação. A ideia é inseri-los na Administração Pública, como aprendizes, na área da comunicação. “Esse já é um desejo nosso de muito tempo. Temos um mercado amplo nessa área de social media e queremos capacitar e acolher esses jovens. A partir da informação, sabemos que é possível mudar todo um cenário social. É o nosso objetivo”, ressaltou.

Também participaram da reunião a assessora técnica da SETEEM, Laira Andrade, a superintendente do Trabalho e Emprego, Marcela Prudente, o diretor de Esporte da SEEL, Ulisses dos Santos, o coordenador de Esportes, Wendel Ribeiro, e a diretora de Comunicação do Estado, Leilane Coelho.

Novas reuniões devem ser realizadas para formalização e posterior implementação dos projetos.

Imprimir