Instituições realizam o I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe

O Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) em parceria com o Instituto Social Ágatha e com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho Escravizado Contemporâneo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam, em 26 de janeiro, às 9h, o I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe. O objetivo do evento é fomentar a discussão acerca da temática no Estado.

As inscrições podem ser feitas pelo site do MPT-SE, aqui, até dia 25/01. O evento é destinado a prefeituras municipais, Conselhos e Secretarias de Assistência Social, órgãos públicos e sociedade civil atuantes no combate e prevenção do trabalho escravo, bem como representantes das universidades do Estado de Sergipe.

A data do I Fórum foi escolhida em razão do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro. No Brasil, 1.937 trabalhadoras e trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho escravo contemporâneo apenas em 2021, com base nos dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Além disso, em 2021, o MPT recebeu 1.415 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores, número 70% maior que em 2020. Nos últimos cinco anos, o órgão recebeu 5.538 denúncias relacionadas a trabalho escravo e, durante o mesmo período, foram firmados 1.164 termos de ajuste de conduta (TACs), ajuizadas 459 ações civis públicas e instaurados 2.810 inquéritos civis sobre o tema que se mantem como uma das principais mazelas relacionadas ao trabalho na sociedade contemporânea.

 

Ascom MPT-SE

Imprimir