MPT-SE DEBATE SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Fazer vistorias em busca de focos endêmicos, inspeções em locais que não oferecem a segurança adequada, aplicação de larvicidas e inseticidas ou orientar famílias sobre prevenção e tratamento de doenças contagiosas são algumas das atividades desempenhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Esses trabalhadores, que dedicam o seu tempo e expõem a saúde a muitos riscos para cuidar de trabalhadores e familiares de diversas comunidades, deveriam ter o máximo de atenção dos gestores públicos de todas as esferas no que se refere às suas condições de trabalho.

Observando essa realidade, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realizará o seminário "Proteção à saúde: agentes comunitários de saúde e de endemias", direcionado às equipes públicas de saúde. O objetivo do evento é discutir e orientar gestores públicos e agentes de saúde e de endemias quanto à importância de garantir as condições de trabalho adequadas, para que a saúde desses trabalhadores esteja protegida durante o exercício da sua atividade profissional.

Segundo o procurador do Trabalho Manoel Adroaldo Bispo, a necessidade da realização do seminário surgiu ao perceber, no decorrer de estudos sobre as condições socioeconômicas, de saúde e dos índices de acidentes no trabalho, que as medidas governamentais para a implementação, de fato, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída pelo Governo Federal em 2012, eram insuficientes para assegurar, plenamente, o direito dos trabalhadores e produtores da agricultura familiar exercerem sua profissão de forma saudável e segura.

A escolha inicial pelas equipes de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias como principais destinatários deste evento se deve à possibilidade de propagação de informação que estes trabalhadores adquirem no seu cotidiano de contato direto com os trabalhadores e suas famílias por todo o estado de Sergipe.

O seminário ocorrerá na sexta-feira, 22, das 8 às16 horas no Teatro Tiradentes, rua Simão Dias, s/n, anexo ao campus I da Universidade Tiradentes.

Imprimir