Estudantes de Direito têm manhã de conhecimento no MPT-SE

Eles foram recebidos por Procuradores do Trabalho, que destacaram a atuação da instituição

Estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) tiveram uma manhã repleta de conhecimento na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), em Aracaju.

Nesta sexta-feira (15), eles foram recebidos pelo Procurador do Trabalho Ricardo Carneiro, que destacou a importância de proporcionar essa experiência aos futuros operadores do Direito. “Essa é uma forma de a gente apresentar à sociedade o que o Ministério Público do Trabalho vem fazendo e, ao mesmo tempo, transformar ou fortalecer a parceria com a sociedade, porque uma enorme parcela daquilo que é feito pelo MPT só encontra a caixa de ressonância quando as pessoas conhecem, entendem e passam a partilhar desses mesmos ideais. Esperamos que eles sejam multiplicadores desses ideais”, destacou o Procurador Ricardo Carneiro.

Procurador Alberico Neves destacou projeto que atua no sistema prisional sergipano
Procurador Alberico Neves destacou projeto que atua no sistema prisional sergipano

Os alunos receberam informações sobre a atuação do MPT. O Procurador do Trabalho Albérico Neves conversou com os estudantes sobre o Projeto de ressocialização dos internos do sistema prisional sergipano. Desde 2018, o Decreto 9.450 estabelece a obrigatoriedade de a Administração Pública, em todos os seus contratos, reservar um percentual dos postos de trabalho para presos ou egressos do sistema prisional. Um dos desafios para o cumprimento da norma é o preconceito, barreira que vem sendo rompida, pouco a pouco, através de projetos executados em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE).

Procurador Raymundo Ribeiro falou sobre Aprendizagem Profissional
Procurador Raymundo Ribeiro falou sobre Aprendizagem Profissional

O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro também acompanhou a visita dos estudantes e destacou aspectos relacionados à Aprendizagem Profissional, inclusive tratando das novas normas jurídicas em vigor sobre o tema, que possibilitam o cumprimento alternativo da cota de aprendizes e também a contratação pela administração pública, com foco na inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. Outro assunto abordado foi a Aprendizagem Desportiva.

Aluna do primeiro período, Cecília Diniz disse que o encontro foi bastante produtivo. “É muito útil ter essa convivência do estudante acadêmico com a sociedade e a execução desse Projeto de Extensão, que permite a nossa contribuição com o bem comum, colocando o conhecimento em prática”, destacou.

A estudante Liz Viana disse que, após a visita, passou a conhecer melhor a atuação do MPT-SE. “Essa é uma grande oportunidade de conhecer mais o Direito na prática, além da teoria que vemos na universidade. Foi maravilhoso”, finalizou.

 

Imprimir