Projeto de Pesquisa e Extensão: estudantes participam de reunião no MPT-SE

Iniciativa é resultado de um Termo de Cooperação entre o MPT-SE e a Unit

O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro se reuniu, nesta quarta-feira (6), com estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), para discutir o projeto de pesquisa “Aprendizagem Profissional como instrumento de política pública no sistema socioeducativo”, fruto de um Termo de Cooperação assinado entre o MPT-SE e a Unit em fevereiro.

Durante a reunião, o Procurador falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho e destacou a fundamentação jurídica que prevê a Aprendizagem Profissional para adolescentes, a partir de 14 anos, e jovens até os 24 anos. A partir das informações, as alunas e demais estudantes que integram este Projeto, sob coordenação do professor Ronaldo Marinho, poderão dar andamento à pesquisa. "A pesquisa e a extensão universitárias em ciências jurídicas e sociais são muito importantes para conhecermos a realidade e apontarmos possibilidades para um futuro decente, visando a melhoria da sociedade, ainda marcada pela falta de oportunidades de formação profissional para adolescentes e jovens, principalmente para os mais vulneráveis social e economicamente", ressaltou o Procurador Raymundo Ribeiro.

A estudante Sandra Diniz disse que a reunião foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre essa legislação específica. “A partir daí, vamos, junto à Universidade, buscar alternativas para articular ações com o poder público”, comentou.

A aluna Beatriz Bispo também considerou o encontro produtivo. “Esse tema, além de ser bastante interessante, é um problema social. Em conversa com outros colegas e com o professor, vimos que é possível desenvolver novos trabalhos e pesquisas para ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho”, destacou.

Imprimir