SEMINÁRIO REALIZADO PELO MPT-SE LOTA TEATRO TIRADENTES

Na última sexta-feira, 22, aconteceu o Seminário "Proteção à Saúde: Agentes Comunitários e de Combate às Endemias, organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe em parceria com a Fundacentro. Na ocasião, cerca de 450 agentes comunitários de saúde e de combate à endemias, além de gestores públicos municipais e estaduais, estiveram presentes no Teatro Tiradentes para debater sobre as condições de trabalho das equipes públicas de saúde.

O objetivo do evento foi orientar agentes, gestores públicos e a sociedade em geral a respeito da importância de se garantir condições de trabalho saudáveis e seguras às equipes de saúde e discutir sobre as atribuições dessas equipes na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora instituída pelo Governo Federal em agosto de 2012.

De acordo com o procurador do Trabalho e principal idealizador do seminário, Manoel Adroaldo Bispo, o que motivou o MPT-SE a realizar esse seminário foi a constatação de que as ações dos gestores públicos em relação à saúde dos trabalhadores rurais têm sido muito incipientes e, com isso, os agentes tem uma importância ainda maior na disseminação das informações necessárias para garantir a segurança desses trabalhadores. "Considerando que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são sujeitos fundamentais para a propagação de informações sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, enquanto elo entre as equipes de saúde e a comunidade, nós não podemos exigir que eles cumpram o seu papel, se os próprio gestores não têm dado a devida atenção à saúde ocupacional dessa categoria que é exposta à diversos riscos no exercício de sua atividade", ressalta Adroaldo Bispo.

Foi o segundo seminário sobre o tema que foi realizado pelo MPT-SE. O primeiro aconteceu em agosto passado, no município de Lagarto e mais de 200 agentes de oito cidades do interior sergipano participaram. O próximo está previsto para o primeiro semestre de 2014 e será na cidade de Canindé do São Francisco.

Imprimir